Share |

Lista A – Cuidar o futuro, não deixar ninguém para trás

Lista A – Cuidar o futuro, não deixar ninguém para trás

A eclosão da pandemia da Covid-19 trouxe de volta a crise económica ao quotidiano dos portugueses. Esta crise apresenta características particulares, é mais seletiva e comporta um potencial desestruturante da sociedade mais profundo. O Bloco de Esquerda da Figueira da Foz agradece a todos os profissionais de saúde o empenho e a dedicação no combate à epidemia, na vacinação eficaz da população e no combate à desinformação sobre a pandemia. O sacrifício de todos os trabalhadores e empresários locais que foram obrigados a abrandar ou a suspender a sua atividade em prol de todos não pode ser colocado para segundo plano e deve merecer uma justa e atempada resposta da comunidade local e do país.

A luta pelo emprego, pelas carreiras e por justas remunerações no setor da saúde e de todos setores de atividade que estão na primeira linha de intervenção contra a pandemia merecerá atenção prioritária desta concelhia, não esquecendo a valorização e reconhecimento dos cuidadores informais e ainda a crónica exploração dos trabalhadores e o incumprimento de obrigações sociais de empresas do sector das pescas e do turismo. Não deixar ninguém para trás será um dos motes que nos moverá ao longo do nosso mandato.

Continuaremos a bater-nos por um melhor ambiente no concelho, com especial atenção aos problemas da erosão costeira e da poluição industrial no sul do concelho. A silhueta urbana e os espaços naturais requerem uma nova estratégia à luz das metas ambientais internacionais para o combate às alterações climáticas bem como à luz do bem-estar dos figueirenses, das boas práticas arquitetónicas e democráticas. A democracia participativa é um pilar que consideramos fundamental para o aprofundamento da cultura democrática e do correto escrutínio das intervenções públicas.

Elementos efetivos:

Rui Curado

Cristina Matos

Jorge Monteiro

Bárbara Ribeiro

Paulo Alves

Frederico Montero

Anabela Monteiro

Elemento suplente:

Helder Cunha