
Foi apresentada na passada sexta-feira, 1 de agosto, a Coligação Evoluir Figueira, que reúne o Bloco de Esquerda, o Livre e o PAN para oferecer uma alternativa justa, verde e livre à atual governação da Figueira da Foz. A Assinatura Pública do Acordo de Coligação entre os três partidos decorreu na Sociedade Filarmónica 10 de Agosto, na Figueira da Foz, pelas 18.00h.
A cerimónia contou com intervenções de Pedro Jorge, deputado municipal do Bloco de Esquerda e Mandatário da Candidatura, de João Fontes da Costa, da distrital do PAN, e dos cabeças de lista à Câmara Municipal e Assembleia Municipal.
“Queremos mudar o rumo da Figueira – com humildade, com trabalho e com esperança”, afirmou Gonçalo Mano, do LIVRE e cabeça de lista à Câmara Municipal pela Coligação. “A Coligação Evoluir Figueira apresenta-se como a alternativa que a cidade precisa: uma alternativa com transparência, com coragem, com escuta. Um projeto pela positiva, onde cabem todos, com um sentido de missão: a de finalmente fazer cumprir o tal potencial de que ouvimos falar desde sempre. Uma alternativa que acredita, acima de tudo, nas pessoas da Figueira”.
Ao seu lado, Diogo Duarte Silva, do Bloco de Esquerda e cabeça de lista à Assembleia Municipal, reforçou a urgência de uma mudança de prioridades:
“Ou escolhemos meter a Figueira no mapa e torná-la atrativa a todo o custo, ou escolhemos olhar para o mapa da Figueira e construir uma cidade e um concelho dignos para quem cá trabalha, para quem cá vive, para quem chama à Figueira de sua casa (…) isto implica colocar o investimento nas necessidades do concelho e da população acima de gastos com eventos esporádicos”.
Cabeça de Lista à Câmara Municipal
Gonçalo Mano, 44 anos, natural da Figueira da Foz, cidade onde reside e trabalha desde 2018. Profissional da mediação imobiliária, assiste em primeira mão às dificuldades das pessoas em concretizarem o sonho de obter a sua casa, motivando assim a sua participação na construção de respostas coletivas para enfrentar esta crise. Conta com uma forte ligação ao associativismo, como antigo Presidente de uma Associação Jovem ligada à informática, e atualmente ao associativismo
desportivo. Trabalhou na Banca, ajudou a fundar um projeto em família ligado à geriatria e fez parte do primeiro projeto para a criação de um GeoParque na Figueira da Foz. A Figueira e as/os Figueirenses serão sempre a sua paixão.
Cabeça de Lista à Assembleia Municipal
Diogo Duarte Silva, 25 anos, reside na Freguesia de São Pedro, aquela a que sempre chamou casa. É, desde 2024, Vice-Presidente da Associação Juvenil da Figueira da Foz. É atualmente mestrando em Economia Política no ISCTE-IUL, a especializar-se em questões de desenvolvimento e economia política internacional. Cumpriu dois mandatos enquanto Representante dos Alunos no Conselho Geral da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, onde também integrou a equipa responsável por criar e implementar o Projeto da Rádio Escolar.