Share |

23 MAR: "Paraísos Fiscais em Tempo de Pandemia: O caso figueirense visto à lupa" - 21h30

No dia 23 de março (3ªfeira), vai  haver uma sessão online,"Paraísos Fiscais em Tempo de Pandemia: O caso figueirense visto à lupa", promovida pela Comissão Concelhia do BE da Figueira da Foz, que começara, às 21h30, com as presenças de José Gusmão (Eurodeputado e coordenador da Subcomissão dos Assuntos Fiscais do Parlamento Europeu), Cristina Matos (Com. Concelhia do BE da Figueira da Foz) e Rui Curado Silva (Com. Concelhia do BE da Figueira da Foz). Participa!

- - -

Só em 2019, as empresas do PSI-20, com sede fiscal na Holanda, distribuíram mais de 2 mil milhões de euros em dividendos aos seus acionistas. E muitas anunciam já dividendos avultados para 2020, em plena crise da pandemia, como são os casos da Galp e da EDP. Enquanto anuncia a paralisação das refinarias de Sines e de Matosinhos, a Assembleia Geral da Galp, marcada para 24 de abril, quer distribuir aos acionistas 318 milhões de euros (Estado controla 7,48% do capital da Galp, através da Parpública). Já os acionistas da EDP votaram, por 99,13% a favor, a distribuição de quase 700 milhões de euros em dividendos, o equivalente a 10 anos do valor investido na Tarifa Social de Energia.

O BE já propôs, no Parlamento, a proibição de distribuição de dividendos.  Contudo, o PS e a direita opõem-se a esta medida.

Algumas destas empresas têm um peso assinalável na economia do nosso concelho. Falaremos desses casos em concreto. Nestes tempos em que são pedidos sacrifícios tão grandes a muitos dos nossos conterrâneos importa debater a moralidade e legitimidade destas práticas e se elas se inscrevem numa sociedade solidária e transparente.